sexta-feira, 30 de julho de 2010

A magia do Chantilly

Vatel
Cozinhar é uma arte mágica. Hoje é o aniversário de uma amiga muito especial. Ontem ela resolveu que iria comemorar o seu aniversário e me encomendou um bolo. O escolhido foi o sabor Floresta Negra e me pediu para trocar as cerejas pelos morangos. Comprei uns morangos fresquinhos e fiz o bolo dela como sempre faço: com muito prazer e amor. Ontem durante a madrugada (como trabalho o dia todo, é o horário no qual produzo muitas vezes) fui bater o creme de leite fresco com o açúcar para fazer o tradicional chantilly. Me desculpem os mais moderninhos, mas para mim chantilly que se preze não pode ser de caixinha! Tem que ser o creme de leite fresco batido com a açúcar, como feito há de mais de 300 anos pelo genial cozinheiro Vatel.

Castelo de Chantilly
A história conta que, no grande banquete realizado no Castelo de Chantilly, para 2.000 pessoas da corte de Versalhes que durou 3 dias e 3 noites, Vatel inventou o tal creme tão utilizado na confeitaria até hoje. Na falta de ovos para as claras em neve, ele sugeriu bater o creme de leite fresco com açúcar e daí como um passe de mágica surgiu o chantilly. Ontem quando terminei o chantilly senti uma emoção maravilhosa, um momento mágico. Como algo tão simples pode causar isso? Acho que há uma magia por trás das maravilhas da gastronomia e isso é fascinante!

Mas agora vamos para a receita. Não é complicado fazer um chantilly original. Com algumas dicas e um pouco de atenção, você vai se deliciar com a leveza e delicioso sabor desse creme natural - evito ao máximo produtos industrializados por que não dão o frescor. Para 1l de Creme de Leite fresco adicione de 150g a 200g de açúcar de confeiteiro peneirado. Mas para acertar o ponto as dicas abaixo ajudarão muito:
Chantilly
  • O creme de leite fresco deve estar gelado;
  • Resfrie também os utensílios utilizados: um bowl e um fuê (prefiro bater manualmente pois tem como ter mais controle que na batedeira)
  • Coloque o bowl sobre uma vasilha com gelo e bata com fuê até que seja possível levantar o creme e ele fique preso no fuê. Pronto! Não passe do ponto senão você perde o creme de leite e vira uma espécie de manteiga.
Obs.: Mais tarde posto as fotos do bolo!

2 comentários:

  1. hmmm... fiquei com água na boca!
    Talvez eu tente fazer algo assim algum dia!

    ResponderExcluir
  2. Keillinha, abrigada por atender o meu pedido que foi tão de última hora. Obrigada por ter aparecido para "os parabéns" e pelo elogio a minha pessoa :-D
    Hoje eu comi rezando o último pedaço do bolo, ele fez muito sucesso!!

    ResponderExcluir