quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tirar pele de amêndoas

 A amêndoa, que vemos como um tipo de fruto seco, é tecnicamente a semente do fruto da amendoeira, uma árvore gloriosa de tamanho médio com pequenas flores rosa e brancas.
A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa. As amêndoas são de cor creme, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura.
As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var. amara). As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado. Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou a casca retirada.
As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada.
As amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é utilizado como agente de condimento para alimentos e licores como o Amaretto. De outra forma não são comestíveis pois contêm naturalmente substâncias tóxicas como o ácido hidrociânico. Estes componentes são removidos quando se fabrica o óleo de amêndoas. (Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br)
Retirando pele da amêndoa
Eu costumo comprar as amêndoas sem casca. Mas elas vem com uma pele que é muito fácil de retirar: basta colocar na água fervente um minutinho e retirar a pele comprimindo-a com os dedos. Daí faço a farinha de amêndoas utilizando um processador ou lamino para decoração, como no Bolo de Chocolate e Amêndoas.

Amêndoas Laminadas


Um comentário: